Discurso proferido pelo Comandante do Corpo de Bombeiros da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vale de Cambra, na celebração do 57º Aniversário

25/Jan/2017


Exmo. Sr. Secretário de Estado da Administração Interna Dr. Jorge Gomes

Exma Dra. Angela Matos Gomes, Presidente da Assembleia Geral da AHBVVC

Exmo. Sr.Comendador Eng. Ilídio Pinho

Exmo. Sr. Eng. José Pinheiro Presidente da Câmara  Municipal

Exmo Sr. Eng. Rui Leite Presidente da Assembleia Municipal

Exmo. Senhor Presidente da Autoridade Nacional de Proteção Civil, Coronel Joaquim Leitão

Exmo. Senhor Cmdt. José Luis Morais do Conselho executivo da Liga dos Bombeiros Portugueses,

Comandante Operacional de Agrupamento Distrital Centro Norte, Eng. António Ribeiro

Exmo. Sr. Dr. Marco Braga da Federação dos Bombeiros do Distrito de Aveiro

Presidente da Direção, Exmo Sr. Dr. Miguel Aguiar Soares

Orgãos Sociais desta Instituição

Sócios

Representantes das instituições convidadas

Direções de Bombeiros

Caríssimos e Amigos Comandantes

Bombeiros do meu CB

Comunicação Social

Fazemo-lo há 57 anos, todos os dias, de dia ou de noite, a qualquer hora, são assim os Bombeiros Voluntários de Vale de Cambra… abraçamos a causa, escolhemos a missão de socorrer!

Homens e mulheres que insistem em afirmar o lema vida por vida abnegadamente privando a família e os seus demais.

2016 assim foi, socorrer quem de nós precisou, interviemos em 7864 ocorrências, das quais 124 ocorrências em riscos tecnológicos, 160 ocorrências em operações e estados de alerta, 7289 ocorrências em protecção e assistência a pessoas e bens e 291 ocorrências em riscos mistos.

O ano de 2016 foi um ano misto em sentimentos…um sentimento de missão cumprida – não chegamos mais cedo, não chegamos a todos como gostaríamos com a rapidez desejada por impossibilidade mas conseguimos minimizar aquilo que podia ter sido um verdadeiro terror – mas um outro sentimento de impotência perante as adversidades que nos foram impostas no verão passado. Dissemos PRONTO em todas as frentes e lutamos sempre contra tudo e contra todos com o intuíto de salvar pessoas e bens.

Estivemos lá e de mangas arregaçadas… Nós somos Bombeiros de Vale de Cambra do qual me orgulho imenso.

Vimos ardidos no nosso concelho cerca de 3 200 Ha de mancha florestal o que representa um número significativo.

Com todos os apoios chegados a Vale de Cambra CONSEGUIMOS! OBRIGADO, á comunidade, que nos apoiou incondicionalmente, pelas palavras de afeto e motivação, pelas dádivas entregues durante esse período!

MUITO OBRIGADO!!!!

Tivemos desgaste físico, psicológico e até de material…por isso graças a AMIGOS, amigos verdadeiros desta família inauguramos, hoje, mais um Veículo Florestal Combate a Incêndios, veículo que por imperativo das circunstâncias, já fez parte do Dispositivo de 2016, mas só se tornou realidade a sua aquisição pela ajuda abnegada da Empresa JPM na pessoa do Comendador José Paulo e Empresa Irmãos Ferreira na pessoa do Sr.Jorge Ferreira.

O nosso MUITO OBRIGADO!!! Estamos muito gratos.

E porque ainda falamos daquilo que nos obriga a maior empenho – os incêndios florestais – é para nós Bombeiros de Vale de Cambra um orgulho este novo edifício que cresceu aqui ao lado, equipamento que consideramos uma mais-valia como Centro de Meios Aéreos, uma infraestrutura moderna, com valências que o atual não tem, esperemos que possa ser desbloqueada a situação para que neste ano de 2017, o meio aéreo de combate a incêndios florestais e a força GIPS possam operar a partir daqui.

Sendo, a Emergência Pré- Hospitalar a nossa grande preocupação, porque representa cerca de 70% das ocorrências, continuamos a investir na formação do Corpo de Bombeiros nessa área, OBRIGADO, á Direção pelo apoio constante nas minhas solicitações, foram mais quatro elementos TAS, que terminaram esta semana a sua formação, suportada na sua totalidade pela Instituição.

Mas para uma resposta responsável, com o profissionalismo que requer este tipo de intervenções, as ambulâncias fazem parte integrante da resposta, como tenho transmitido á minha digníssima Direção, a necessidade de aquisição de uma nova Ambulância no âmbito do pré hospitalar, tenho consciência das nossas dificuldades, pois vivemos o dia-dia apoiados em escassos subsídios, mas é uma necessidade urgente, face a uma população envelhecida, distante dos Hospitais de referencia, temos como consequência, socorro que leva em media 01h40, e o veículo mas moderno nesta área tem 7 anos e conta já com 300.000 KM.

O Transporte de doentes significa para nós uma outra grande fatia das nossas atuações, executado na íntegra por profissionais da Instituição, um serviço que pretendemos que continue a ser executado com qualidade e o conforto que os nossos doentes merecem, dai quero enaltecer o esforço da Direção na aquisição do novo veículo, dedicado exclusivamente a esse transporte.

Esta Direção pro ativa, que caminha ao lado do seu Corpo de Bombeiros, que todo tem feito para que possamos ter sempre as melhores condições, sendo visível nestes últimos tempos, a exemplo disso este Quartel Operacional.

Recentemente esta Direcção adquiriu em leilão em França um veiculo, que também descerraremos hoje placa de inauguração como VOPE, que inicialmente seria para reconduzir como veiculo no âmbito do pré hospitalar, veio se a verificar que seria de todo impossível esse objetivo, por solicitação do comando e como é nosso apanágio o manter, recuperar e operacionalizar, apresentamos hoje o veiculo com as valências de Resgate na componente de mergulho de resgate e Salvamento em grande ângulo.

E porque a resposta em prontidão durante as horas laborais, sempre esteve condicionada, pois depende dos profissionais adstritos ao transporte de doentes, sempre foi uma preocupação deste Comando, hoje finalmente, assinar-se-à o protocolo para o arranque da EIP, com a presença muito especial do Sr. Dr. Jorge Gomes SEMAI, um desejo antigo, uma necessidade premente, para um concelho altamente industrializado,

Gostaria de agradecer ao nosso Presidente da Câmara José Pinheiro, tudo empenho que colocou neste nosso objectivo, desde a primeira abordagem da situação mostrou a vontade de formalizar a candidatura, Obrigado por estar com os seus Bombeiros, e pelo voto de confiança que deposita em nós, reconhecemos o seu valor nas ações de Proteção Civil, nunca nós abandonou OBRIGADO

À ANPC por este voto de confiança, Obrigado Sr. Presidente Coronel Joaquim Leitão, por nos dotar de cinco Bombeiros para a primeira Intervenção.

Não menos importante tenho que demonstrar aqui o meu orgulho, também, pela Escola de estagiários que iniciamos em Novembro passado 24 Estagiários que começaram a sua formação, responderam pronto para num futuro próximo poderem socorrer de quem mais necessita e Escola de Infantes que este ano é composta por 40 elementos, que já leva 5 anos de existência, uma aposta deste Comando, grato aos monitores pela sua perseverança e capacidade de motivação dos miúdos.

Orgulho… e atrevo-me a dizer que estas crianças e estes jovens poderiam andar por aí a praticar actividades diferentes mas não…quiseram assumir o compromisso com os valecambrenses…MUITO OBRIGADO!!!

Aposto em vós!!!

Agradeço ainda a todos os outros Homens e Mulheres do Corpo Activo pelo seu empenho e dedicação num ano muito controverso, às suas famílias por continuarem apoiar o Bombeiro lá de casa que se ausenta.

E como não me ocorre outra frase, a não ser aquela que marca o meu ano de 2016, neste corpo de Bombeiros,

Obrigado, a todos por tudo



Voltar