Bem-vindos!
Abrimos agora uma janela da nossa Associação, para que possam acompanhar a nossa atividade.
A Associação Humanitária dos Bombeiros de Vale de Cambra tem, na sua carga genética, a bonomia dos seus fundadores, que há mais de 50 anos se propuseram a defender os valecambrenses, suas vidas e haveres, de forma organizada, coerente, dedicada, com o esforço coletivo de um conjunto de homens que se entregaram, entregam e entregarão para que o socorro seja profícuo, eficiente e eficaz.
O destino desta Associação está enraizado, assim, na generosidade dos que a compõem: os Bombeiros, em primeiro lugar, os seus sócios e também os inúmeros “ restantes Bombeiros “que com ou sem farda fizeram e fazem parte dos seus órgãos de gestão.
Os tempos atuais não são alheios a dificuldades.
Aliás, são agora acrescidas.
Para além do quotidiano esforço de prestação de socorro, de que somos a face visível, somo-lo também quando os fogos assolam o nosso Concelho e os concelhos que nos são vizinhos. Somos, também, nos dias de hoje, uma Associação que apoia outros tipos de carência, porque não negamos a ajuda a quem dela efetivamente precisa.
Para conseguir manter a operacionalidade que se sente na prontidão do socorro, lutamos diariamente contra as dificuldades a que ninguém é alheio, procurando o apoio da população, de beneméritos e amigos que, de diversas formas, nos ajudam.
Por este meio, dar-lhes-emos conta de que o vosso apoio e ajuda não são em vão. Que temos obra feita e a fazer, que estaremos presentes quando formos necessários, que atuaremos de forma preventiva, minimizando os perigos, e de forma ativa, eliminando-os.
Precisamos, para isso da vossa ajuda.
Precisamos que sejam, também, parte de nós, que se façam sócios, que participem nas nossas atividades, que contribuam com o vosso esforço, pessoal ou monetário, para que, de cada vez que saia um Bombeiro em vosso socorro, esteja preparado, que de cada vez que saia um Bombeiro em vosso socorro, que efetivamente vos socorra, que de cada vez que saia um Bombeiro, ele volte!
Sim, porque ser Bombeiro é também sair sem ter a certeza de que vai voltar. Mas com a certeza de que sangue, suor e lágrimas, por vezes, serão a expressão de uma ajuda que foi útil, de um mal que se debelou, de algo que foi salvo.
Vale de Cambra precisa dos Bombeiros e os Bombeiros precisam de todos!
Com a sua ajuda, estaremos preparados!
Em meu nome pessoal, em nome da Direcção que presido e em nome da Associação Humanitária dos Bombeiros de Vale de Cambra, deixo este apelo, com um forte abraço!
Miguel Aguiar Soares